Curiosidades Bíblicas

 

Os números na Bíblia

Alguns números na Bíblia aparecem tão freqüentemente que trazem consigo alguma simbologia. Aos números seguintes normalmente se atribuem os significados:
3 – número da Trindade, é o número de Deus.
4 – número da natureza e da criação; 4 são os pontos cardeais.
7 – o sagrado e a totalidade; são 7 dias da semana, o sétimo dia é de descanso, 7 dias da criação, além de aparecer várias vezes no apocalipse como julgamento de Deus; 7 também são as notas musicais e as cores do arco-íris.
6 – o número da imperfeição, pois falta 1 para 7.
10 – número completo; 10 são os mandamentos.
12 – número do povo de Deus; são 12 tribos de Israel, 12 discípulos de Jesus.
40 – representa um grande período, um arredondamento comum na Bíblia; foram 40 anos no deserto, 40 dias da tentação de Cristo, 40 anos de governo de Davi.
1.000 – representa uma multidão.
144.000 – multiplicação de 12 (tribos) por 12 (apóstolos) por 1.000 (multidão); é a totalidade da Igreja de Deus.

 

As horas do Novo Testamento

Lendo o Novo Testamento, você deve ter percebido as referências à sexta hora, nona hora, e assim por diante. Abaixo, para facilitar sua vida, uma tabela com a comparação destas horas no sistema moderno:

Romano / Moderno

1a hora (prima) / 6h

3a hora (tércia) / 9h

6a hora (sexta) / 12h

9a hora (nona) / 15h

12a hora (duodécima) / 18h

1a Vigília (da tarde) / 18h às 21h

2a Vigília (da meia-noite) / 21h às 24h

3a Vigília (do cantar do galo) / 24h às 3h

4a Vigília (da manhã) / 3h às 6h

 

 

Pesos e medidas

Alguns pesos e medidas que aparecem na Bíblia são muito estranhos para nós.

Abaixo, uma lista com alguns deles:
- Estádio: 185 metros
- Caminho de um sábado: 1,11 quilômetros
- Talento: 34 quilos
- Siclo: 11,5 gramas
- Côvado: 50 centímetros (varia muito)
- Ômer: 220 litros
- Efa: 22 litros

 

 

Bíblia Católica x Bíblia Protestante

Se você já teve ambas as Bíblias em mãos, certamente percebeu algumas diferenças. Os textos são idênticos, porém há livros a mais na versão católica. Toda a diferença está no Antigo Testamento. A parte do Novo Testamento é a mesma.

O que aconteceu foi o seguinte. Há duas coleções de rolos sagrados organizados pelos judeus: a da PALESTINA (com 39 livros, que só aceitam textos escritos na terra de Canaã) e a de ALEXANDRIA (a Septuaginta, com 45 livros, que acrescentou obras escritas em grego fora da Terra Santa). Com alguma controvérsia, a Igreja Católica utilizou a coleção de Alexandria na Bíblia até a Reforma Protestante. Nesta, Lutero (1483-1548 d.C.) optou pelo grupo de livros da Palestina.

Estes “livros extras” da Bíblia Católica são chamados, pelos católicos, de deuterocanônicos, e pelos protestantes, de apócrifos. Estes livros são os seguintes:
- Tobias
- Judite
- Repouso de Ester (acréscimo do livro de Ester)
- Sabedoria de Salomão
- Eclesiástico (não confundir com Eclesiastes)
- Baruque
- Cântico dos Três Mancebos (acréscimo a Daniel após o capítulo 3.23)
- História de Suzana (ampliação do livro de Daniel)
- Bel e o Dragão (outro acréscimo a Daniel)
- I Macabeus
- II Macabeus

O mais importante de todos eles, sem dúvida, é I Macabeus, que conta a história de Israel no período independente do segundo século antes de Cristo.

Fonte: https://www.curiosidadesbiblicas.com.br

O que significa Barack Obama?

Até os seus 20 anos, ele gostava de ser chamado como "Barry". Então ele decidiu ser chamado como Barack Hussein Obama, o seu nome original de nascimento.

Muitas pessoas crêem que os nomes " Barack " e " Obama " são nomes africanos. Eles não são.
 
Baraq [Barack] era o nome da criatura alada (semelhante a um cavalo) que levou Maomé a uma jornada noturna ao Paraíso. Baraq também pode significar "Deus está abençoando".
 
Obama é uma variação swahili para Osama, que era um dos guerreiros-chefe de Maomé. Osama também quer dizer leão.
 
Hussein era o nome do neto de Maomé.
 
Assim, o nome inteiro de Obama é baseado em mitologia islâmica. Barack Hussein Obama quer dizer [Alá está abençoando] [o neto de Maomé] [Um dos melhores guerreiros de Maomé].
 
Fonte:www.americanthins.
 
 
 
 
 
Conhecendo as palavras da PALAVRA
 
 
 
 
 
Shekinah
Do hebraico "shkn" = habitar. Refere-se à glória visível de Deus habitando no meio do seu povo. Presença radiante de Deus (como vista na coluna de fogo, no Monte Sinai, no Propiciatório entre os querubins, no Tabernáculo, no Templo, etc).

 
Aleluia
Forma grega na versão dos Setenta para a palavra composta do hebreu Hallelujah, ‘louvai ao Senhor’. Acha-se o vocábulo da versão dos Setenta nos salmos 105, 106, e outros, traduzidos da Vulgata Latina. Em outras traduções vem o significado ‘louvai ao Senhor’, e na margem - Aleluia. Adaptação da palavra hebraica no culto cristão é devida ao seu uso no Ap 19.1 a 7. Já no 4º. século era o termo Aleluia reconhecido como uma exclamação cristã de alegria e de vitória. os aleluias tinham um lugar especial nas primitivas liturgias da igreja oriental e ocidental.
 
 
Hosana
’Salva-nos, te pedimos.’ A saudação de numerosas pessoas, que viram passar o Salvador, na ocasião da sua entrada triunfal em Jerusalém. Era uma forma de louvor, muito conhecida entre os judeus (Mt 21.9,15 - Mc 11.9,10 - Jo 12.13). o Salmo 118, do qual foi tirada a exclamação hosana, era familiar aos israelitas, e mesmo às crianças, pois que os versos 25 e 26 eram recitados na festa dos Tabernáculos, sendo então, também, cantado o grande Hallel (Sl 113 a 118) por um dos sacerdotes - e em certos intervalos as multidões agitavam os seus ramos de salgueiro e de palmeira, gritando hosana ou aleluia. No decorrer do tempo os ramos de salgueiro se chamaram hosanas, e o sétimo dia da festa era denominado a grande hosana.

 

 
 
Maranata
Uma expressão aramaica que SPaulo empregou (1 Co 16.22). Em algumas versões se encontram juntas as palavras anátema e maranata: mas ‘anátema e maranata’, não têm significação. Maranatha quer dizer o ‘Senhor vem’. A frase assim formada é uma expressão aramaica da primitiva senha cristã, que ocorre de novo na sua forma grega em Fp 4.5: ‘Perto está o Senhor.’ Todavia, alguns críticos dividem a palavra em marana e tha, significando: ‘Vem, Senhor nosso.’
 
 
Anátema
Palavra grega que significa ‘coisa exaltada’ dentro de um templo - por exemplo, como oferta de voto a um ídolo. (Assim, em Lc 21.5.) Na versão dos LXX o termo é aplicado aos animais que, oferecidos a Deus, deviam ser mortos (Lv 27.28, 29): daqui vem o sentido genérico ‘condenado’, amaldiçoado (Js 6.17 - 7.12). Com esta significação se encontra o termo grego em 1 Co 16.22 - Rm 9.3 - 1 Co 12.3 e Gl 1.8,9. Em At 23.14 está a palavra empregada no sentido de ‘maldição’.
 
 
Longanimidade
Paciência; Firmeza de ânimo.
 

 

 
 
Benignidade
Qualidade de ser bom.
 

 

FACES DE JESUS Criada pelo Homem
 
Jesus já foi retratado de várias maneiras; veja algumas e dê sua opinião: qual é a que mais chegou próximo da aparência real do nosso Salvador quando Ele pisou na Terra?
 
 
 

 
 

 

 
 
 
O DIA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMO
 

 
Transcrição de alguns versículos bíblicos:

1-) Daniel 12:4 – Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão e o saber se multiplicará.
2-) S.Lucas 21:25 – Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas...
3-) S.Lucas 21:11 – Haverá terremotos, epidemias, fomes em vários lugares...
4-) II Timóteo 3:1 e 2 – Nos últimos dias, virão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, irreverentes.

 

 

Fatos já ocorridos e outros que se comprovam cotidianamente.

1-) Em apenas CEM ANOS (um século), o surgimento da energia elétrica; a energia nuclear; o automóvel; o avião e os jatos supersônicos; a bomba atômica; os mísseis; os submarinos nucleares; as viagens espaciais (o homem tendo ido à lua); os satélites artificiais; a televisão e o rádio; a telefonia e o telefone celular; a xerografia; a informática e a internet; na medicina, os transplantes de órgãos, etc, etc, etc.

2a-) No ano de 1.833, no dia 13 de Novembro, uma deslumbrante queda de estrelas nos Estados Unidos.
2b-) No ano de 1.780, no dia 19 de Maio, um dia totalmente escuro. No leste americano foi tão escuro que as lamparinas ficaram acesas do meio dia à meia noite! Portanto, três noites consecutivas. (Estados Unidos).
2c-) No ano 2.000, no mês de Fevereiro, pela primeira vez se viu a sombra da terra refletida na lua. A lua ficou com uma cor marrom avermelhado!
2d-) No ano 2.003, no dia 16 de Maio, o fenômeno se repetiu, ou seja, novamente a sombra da terra refletida na lua (a lua com a cor marrom avermelhado).

3-) Terremotos que ocorriam a cada 100 anos (um século), agora ocorrem quase qua mensalmente. Terríveis doenças como a Aids, a Pneumonia Asiática, até com caráter epidêmico. Fomes em várias partes do Globo, inclusive no Brasil, motivando a presidência da República a realizar campanha contra ela.

4-) Filhos matando pais, Pais matando filhos. O Desemprego! Guerras e conflitos armados por toda parte! As drogas e... etc, etc...

Post Scriptum: Em S.Lucas 21:26, o Senhor JESUS previu o maremoto da Ásia, próximo à Sua Vinda, onde está escrito... “Angústia entre as Nações por causa do bramido do mar e das ondas”.

"E digo isto a vocês que conhecem o tempo: chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutarmos na luz. Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês."

Romanos 13:11-14

 

 

 

 

 

 

O QUE ACONTECEU COM OS APÓSTOLOS DE JESUS?

COMO OS APÓSTOLOS MORRERAM?

Todos os apóstolos foram assassinados, com exceção de Judas Iscariotes que traiu Jesus e acabou se enforcando, e João que foi exiliado e obteve a liberdade, mas acabou morrendo de morte natural.

E OS OUTROS??

PAULO, que não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo do gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.

MATIAS, que ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.

SIMÃO, o zelote, foi crucificado.

JUDAS TADEU, morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia.

TIAGO, (o mais jovem), pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.

MATEUS, morreu como mártir na Etiópia.

TOMÉ, pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.

BARTOLOMEU, serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.

FILIPE, pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis.

ANDRÉ, pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.

TIAGO,(o mais velho) pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.

SIMÃO PEDRO, pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.

Obs.: com exceção do relato das mortes de Judas Iscariotes e Tiago, o mais velho, as notícias sobre as mortes dos demais apóstolos não estão descritas na Bíblia, a tradição oral judaica que assim nos descreve tais acontecidos.

- O livro de Isaías é uma miniatura da Bíblia. Tem 66 capítulos correspondendo aos 66 livros da Bíblia. A primeira seção tem 39 capítulos correspondendo ao 39 capítulos dos livros do AT. A Segunda seção tem 27 capítulos correspondendo aos 27 livros do NT. O NT termina mencionando o novo céu e a nova terra, o mesmo ocorre no término do livro de Isaías: Is 66:22. Isaías significa Salvação de Jeová, e Jesus: Jeová é Salvação.

- "Os carros andam furiosamente pelas ruas, cruzam velozes as praças em todas as direções. O seu parecer é o de tochas, e correm como relâmpagos." (Naum 2:4).Este é um trecho do relato da visão de Naum, e pelo visto menciona os atuais automóveis, com sua incrível velocidade ao andar pelas ruas, como relâmpagos.

- Qual a única coisa que Deus não conhece? Outro Deus. Is. 44:8.

- Qual a única coisa que Deus não pode fazer? Mentir. Tt. 1:2.

- A palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento
(Hc 2: 4; Jz 9:16, 9:19; e 1º Sm 21:5).

- A palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes.

- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.

- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.

- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.

- O versículo central da Bíblia é o Salmo 118:8, o qual divide a mesma ao meio.

- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS .

- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontran-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.

- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no
Novo Testamento.

- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.

- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.

- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.

- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.

- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distâcia que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.

- O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.

- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.

- O diabo só acredita em um Deus. Tg. 2:19.

- Sansão matou mais pessoas na sua morte do que em toda a sua vida! Jz. 16:30.

- Salomão compôs ao todo mil e cinco cânticos de louvor a Deus! I Rs. 4:32.

- Jubal, descendente de Caim, foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta! Gn. 4:21.

O Rei Asa morreu porque buscou mais aos médicos do que a Deus! II Cr. 16:12.

A Bíblia Sagrada já relatava a invenção de máquinas muito antes da famosa Revolução Industrial de 1789!! II Cr. 26:15.

- O AT encerra com "maldição", o NT encerra citando: "a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós."

- A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.

- A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.

- A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas . Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

- Das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já posuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos.

- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.

- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo.

- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.

- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu invento, o prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas.

- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica.

- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes.

- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur.

- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional.

- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

- A divisão em capítulos foi feita pelo Cardeal Hugo de Sancto Caro, em 1228, ou por Langton, o arcebisto de Cantuária, em 1232, e a divisão em versículos foi feita pelo impressor francês Robert Stephan em 1551. Em 1525 Jacob Bem Haim, na Bíblia Bomberg, em Veneza, também havia dividido a Bíbia (AT) em versículos. A primeira Bíblia impressa com capítulos e versículos foi a Vulgata Latina em 1555.

- Os judeus conheciam os livros das Escrituras pelas primeiras palavras com que começavam os livros. Apenas os cinco primeiros livros do AT coincidem a ordem da Bíblia hebraica com a em português.

- O Antigo Testamento no tempo de Jesus era chamado de "as Escrituras". Cada livro era escrito separadamente em seu rolo especial, sendo que os da sinagoga, eram presos a duas hastes de madeira, para ser desenrolado e enrolado simultaneamente, a medida que era lido. A Bíblia significa hoje o Livro - "O Livro por excelência", o Livro Sagrado.

Curiosidades Bíblicas - Parte 3

- A Bíblia contém aproximadamente 3.566.480 letras.

- Lucas e Atos provavelmente são os únicos livros da Bíblia que não foram escritos por israelitas. O médico Lucas é o autor desses dois livros. Todos os autores dos livros bíblicos têm origem israelita, menos Lucas. Ele era grego e não tinha qualquer descendência israelita. Também, ao contrário do que muitos imaginam, não tinha sido discípulo de Jesus - Cl. 4.14.

- Nenhum dos livros da Bíblia recebeu qualquer título na época em foram escritos. Os títulos dos 66 livros vieram muitos anos depois que os livros já estavam circulando.

- Os Saduceus eram uma classe religiosa que não acreditava em ressurreição, nem na existência de anjos e demônios. Nos tempos de Jesus, os saduceus em Jerusalém eram uma minoria, entretanto tinham mais poder político e religioso do que a maioria da população - Mc. 12.18.

- Aos tempos do Novo Testamento, cerca de 50% da população de Roma era formada de escravos. A grande maioria de todos os crentes de Roma era de escravos.

- As Epístolas (cartas) do Novo testamento foram escritas antes dos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Estas epístolas foram escritas pelos apóstolos. Depois que eles e todas as pessoas que tinham conhecido a Jesus morreram, não havia mais ninguém para contar as histórias sobre a vida de Jesus. Por isso então foram escritos os Evangelhos, para que tudo o que Jesus fez e ensinou fosse preservado para sempre - Lc. 1:1-4.

- O nome Jacó vem do hebraico Yaqôbh, que em grego é Iakobos, que é o mesmo que Tiago. De acordo com Vila & Escuan, este nome significa "usurpador".

- O primeiro livro do Novo Testamento foi escrito cerca de 400 anos depois do último livro do Velho Testamento. Neste período de 400 anos foram escritos alguns livros não inspirados por Deus conhecidos por "apócrifos", que são justamente os livros excedentes da bíblia católica.

- Tiago foi o primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito, e muitos acreditam que sua escrita tenha ocorrido entre 45 e 48 d.C. Os Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) só foram escritos pelo menos 10 anos depois de Tiago. E o Evangelho de João só foi escrito quase 45 anos depois de Tiago.

- "Bíblia" vem do grego "Biblion" (que significa "livro"). O plural de "Biblion" é "Bíblia" (que significa simplesmente "livros").

- Durante anos, os céticos declararam que Moisés não poderia ter escrito a primeira parte da Bíblia porque a escrita era desconhecida na época (1500 A.C). A atual ciência da arqueologia conseguiu provar que a escrita já era conhecida milhares de anos antes dos dias de Moisés. Os sumérios já escreviam cerca de 4000 A.C., e os egípcios e babilônios quase nessa mesma época.

- Judeu era o nome do povo que vivia numa tribo de Israel chamada Judá. Com o passar do tempo todos os israelitas passaram a ser chamados de "judeus", pois hoje a nação de Israel ocupa apenas a região que era ocupada pela tribo de Judá. Se alguém tem descendência judaica, então é um judeu, mesmo que venha a nascer em outro país - Rm. 1.16.

- Os Salmos 14 e 53 são um só. O Salmo 53 é apenas uma cópia do 14. A única diferença entre eles é que as palavras no Salmo 14 estão distribuídas em sete versículos, e no Salmo 53 estão distribuídas em seis versículos.

- A palavra ''Cristão'' aparece apenas três vezes na Bíblia! (Atos 11:26, Atos 26:28 e Pedro 4:16)

- A estatura do gigante Golias vencido por Davi era de seis côvados e um palmo, o que equivale a quase três metros de altura - I Sm. 17:4.

- O primeiro aposentado que relata a Bíblia foi o Rei Joaquim - Jr. 52: 33 e 34.

- O primeiro milagre da multiplicação de pães foi realizado por Eliseu centenas de anos antes de Cristo - II Rs. 4:42 a 44.

- Pedro e João, uns dos apóstolos que mais faziam milagres, eram analfabetos e totalmente incultos - At. 4:13.

- O idioma que Jesus falava era o aramaico, que era a língua praticada na Judéia e na Galiléia dos tempos de Jesus. O Hebraico - idioma dos hebreus (judeus) - descaracterizou-se em anos anteriores aos tempos do Novo Testamento e desta descaracterização é que surgiu o aramaico, o idioma que Jesus e seus discípulos falavam.


- A palavra Igreja ocorre 109 vezes na Bíblia, mas não aparece nenhuma vez no Antigo Testamento. É a tradução da palavra grega "eklesia" e significa "chamados para fora". O conceito exato é que igreja é um povo que Jesus comprou com Seu sangue. A igreja não tem nome, nem endereço, nem cor, nem tribo, nem nação. Ela não é uma instituição com templos, organizações, etc. A igreja são as pessoas, o povo de Deus - Mt. 16.18.

- O lanche de um garotinho se transformou na refeição de uma grande multidão, com uma grande sobra - João 6:9-1 3.

- As melhores e "maiores" pregações de Jesus foram feitas por ele assentado - Mateus 5:1-2 / Lucas 4:20-21 / Lucas 5:3

- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação - Lucas 24:1 3-1 8 / João 1 9:25.

- O "sermão do monte" foi repetido por Jesus no que podia ser chamado "sermão da planície" - Mateus 5:1 / Lucas 6:1 7.

- Um curioso e desavisado foi forçado a carregar a cruz com Jesus Mateus 27:23 / Marcos 1 5:21 / Lucas 23:26.

- Um dos menores versículos bíblicos é o que mais revela a "humanidade" de Jesus - João 11 :35.

- O nome cristão só aparece três vezes na Bíblia - Atos 11 :26 / Atos 26:28 / I Pedro 4:1 6.

- A pregação mais veloz descrita na Bíblia foi feita correndo ao lado de um "carro", em um lugar deserto - Atos 8:26-30.

- Paulo pregou o sermão mais longo descrito na Bíblia - até o romper da alva - Atos 20: 7/1 1 .

- A "Epístola da Alegria", a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão, e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

- Existe a citação de um outro Jó no primeiro livro da Bíblia – Gênesis 46:1 3.

- Além de tudo porque passou, Jó tinha um surpreendente conhecimento de astronomia, para a sua época - Jó 9:9 / 38:31 :33.

- O maior profeta nunca realizou um milagre, mas foi o pregador mais convincente - João 10:41-42.

- A idéia organizacional é bíblica e foi implantada por Moisés no deserto sob a orientação de um sacerdote - Êxodo 18:13-26.

- "Quem dá aos pobres, empresta a Deus", e Ele Ihe pagará – Provérbios 19:1 7.

- O nascimento de uma menina tinha o dobro do "Resguardo" do que um menino Levíticos 12:2/5.

- 700 homens canhotos atiravam pedras com uma funda e acertavam num fio de cabelo sem errar - Juízes 20:1 6.

- A gozação, feita por 42 rapazes, chamando um profeta de Deus de careca (calvo) teve um triste fim - II Reis 2:23.

- A questão salarial e a responsabilidade trabalhista, são uma preocupação divina a tempos - Tiago 5:4.

- A mensagem através de "out-door" é uma citação bíblica detalhada - Habacuque 2:2

- O primeiro maratonista, correu contra um carro veloz "pilotado" por um rei e ganhou - I Reis 18:45-46.

- O "dia da noiva" mais longo durou um ano, e contou com uma preparação tão especial que até hoje é desconhecida – Ester 2:12.

- O nome mais comprido e estranho de toda Bíblia é: Maersalalhasbaz - filho de Isaías 8:3-4.

- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem - Juízes 1 6:1 9.

 

- Deus foi comparado a uma águia e a uma galinha - Deuteronômio 32:11 / Mateus 23:37.

- A terra só passou a produzir espinhos depois da desobediência de Adão – Gênesis 3:1 7-1 8.

- A primeira criação de Deus foi o "tempo"- "...no princípio". Para que a criação acontecesse era necessário o tempo - Gênesis 1 :1 .

- O Dilúvio não foi apenas uma grande chuva; foi a primeira chuva que veio sobre a terra - Gênesis 2:6 / 7:4.

- Uma das coisas que diferenciam a Bíblia de outros livros é a sua unidade. Foi escrita num período 1 .500 anos por mais de 40 autores, tendo uma completa harmonia.

- A frase: "Não temais" aparece na Bíblia 366 vezes. Uma para cada dia do ano e uma sobra para o ano bissexto.

- A primeira citação da redondeza da terra, confirmava a idéia de Galileu de um planeta esférico, bastava os descobridores conhecerem a Bíblia – Isaías 40:22.

- A arca de Noé media 134 m de comprimento, 23 m de largura e 14 de altura; sua área total nos três pisos era de 9.250 m2 e um volume total de 43.150 m3 aproximadamente; o que a torna próxima das embarcações atuais Gênesis 6:15-16.

- As tábuas da lei feitas por Deus foram quebradas por Moisés e, depois feitas por Moisés e reescritas por Deus - Êxodo 34:11 .

- Moisés fez o povo beber ouro, do bezerro da desobediência – Êxodo 32:19-20.

- O movimento ecológico, começou por um alerta de Deus – Êxodo 23:28-29.

- O maior reino descrito na Bíblia, tinha 127 províncias e se estendia da Índia até a Etiópia, e era comandado pelo rei Assuero - Ester 1 :1 .

- Noé passou na arca com sua família e com os animais 382 dias Gênesis 7:9-11 / 8:1 3-19

- Davi além de poeta, músico e cantor foi inventor de diversos instrumentos musicais - Amós 6:5.

- Davi foi ungido 3 vezes, obtendo uma gloriosa confirmação divina e humana I Samuel 16:1-13 / II Samuel 2:4 / I Crônicas 11 :1-3.

- Salomão não era o único sábio, haviam mais 4 sábios - I Reis 4:29-31 .

- O Antigo Testamento apresenta 332 profecias literalmente cumpridas em Cristo.